OS SENHORES DA GUERRA É QUE MANDAM
No Darfur, região sudanesa, a violência que teima em se perpetuar já causou mais de 112 mil deslocados no primeiro trimestre de 2007, segundo consta num relatório da ONU.
O relatório acrescenta que 1.2 milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas devido aos confrontos entre as tropas sudanesas, milícias pró-governamentais e rebeldes que atacam civis indiscriminadamente, implantando um clima de terror. Por falta de financiamento, restrições governamentais e excessiva violência mais de 18 % de grupos humanitários tiveram de abandonar a região, deixando as populações entregues à sua sorte.
É impressionante como este conflito se tem prolongado no tempo e no espaço e as dezenas de milhares de mortes que já causou directa e indirectamente, sem que a comunidade internacional se entenda para encontrar a melhor solução de pacificação da região.
Pesam em todo este clima e estado de terror interesses dos grandes lobies do armamento e dos produtos energéticos, indiferentes às matanças e sofrimentos infligidos às populações indefesas, homens, mulheres, idosos, crianças.Naquela região, como noutras, são os senhores da guerra que mandam.
Uma vez mais, a ONU demonstra a sua incapacidade e subserviência às nações abastadas e poderosas que quase nada fazem, agravando as situações muitas das vezes.
Via Despertar Consciências
Sem comentários:
Enviar um comentário